Mudar Óleo de travões
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Mudar Óleo de travões
Boas
Preciso mudar o Oleo de travões da minha AJP. Já alguem teve essa experincia? Algumas dicas ou algum conselho?
Obrigado
Cumprimentos
Preciso mudar o Oleo de travões da minha AJP. Já alguem teve essa experincia? Algumas dicas ou algum conselho?
Obrigado
Cumprimentos
Re: Mudar Óleo de travões
boas !
por acaso já tive essa experiencia. e digo te já que sangrar é um processo bastante simples!
mas se precisas de concelhos aqui vão:
material necessário :
oleo DOT 4
seringa (daquelas de farmacia, das maiores!!)
tubo de silicone transparente ( aí com uns 3/4 milimetros de diametro interior)
chave de bocas (nao sei o nr)
recipiente para escorrer o fluido "antigo"
passos a seguir:
1 - tirar as duas rodas (é mais facil sangrar com o circuito montado na propria mota)
2 - por as pastilhas de travão o mais afastadas possivel ( ficar com os pistons dos bombitos recolhidos)
3 - desmontar as pastilhas, para na eventualidade de salpicar algum fluido nao as danificar
4 - pôr a manete do travão da frente com o deposito na horizontal
5 - ligar o tubo de silicone ao terminal do circuito de oleo do travao (integrado num "parafuso" sextavado)
6 - abrir deposito de fluido da manete
7 - abrir o "parafuso" e deixar escorrer o fluido "antigo" para o recipiente
8 - enxer a seringa até cima e bater repetidamente (com o bico para cima) até as bolhas de ar ficarem todas no topo. (utilizar a seringa sempre com o bico para cima ao longo de todo o processo!!)
9 - ligar a seringa ao tubo de silicone transparente e lentamente ir injectando o fluido no circuito hidraulico até chegar ao deposito da manete.
10 - ao chegar ao deposito da manete por o fluido um pouco a cima do nivel desejavel
11 - fechar o "parafuso de purga" (ainda com a seringa e tubo de silicone montados)
12 - apertar a manete de vagar e até ao fundo repetidamente até sairem as eventuais bolhas de ar. (ajuda dar umas sapatadas ao longo do circuito hidraulico sempre numa sequencia ascendente)
13 - abrir novamente o "parafuso" da purga e com ajuda da seringa, puxar o fluido até ficar ao nivel recomendado no deposito da manete e fechar o parafuso de purga.
14 - depois disto, basta fechar a tampa do deposito da manete e ta feito!
quem diz deposito da manete, diz o deposito do travão de tras, o processo é o mesmo!
montar as pastilhas, rodas, dar meia duzia de bombadas para os bombitos se reposicionarem em relação ao disco e ta pronto!
eu costumo fazer assim e fica impecavel. tenho pena de nao ter fotografias a acompanhar a explicação mas prometo que numa proxima vez faço aqui a ilustração!
espero que tenha dado alguma ajuda!
sei que existem outros metodos diferentes. mas tenho me saído bastante bem com este!
cumprimentos, João Bastos
por acaso já tive essa experiencia. e digo te já que sangrar é um processo bastante simples!
mas se precisas de concelhos aqui vão:
material necessário :
oleo DOT 4
seringa (daquelas de farmacia, das maiores!!)
tubo de silicone transparente ( aí com uns 3/4 milimetros de diametro interior)
chave de bocas (nao sei o nr)
recipiente para escorrer o fluido "antigo"
passos a seguir:
1 - tirar as duas rodas (é mais facil sangrar com o circuito montado na propria mota)
2 - por as pastilhas de travão o mais afastadas possivel ( ficar com os pistons dos bombitos recolhidos)
3 - desmontar as pastilhas, para na eventualidade de salpicar algum fluido nao as danificar
4 - pôr a manete do travão da frente com o deposito na horizontal
5 - ligar o tubo de silicone ao terminal do circuito de oleo do travao (integrado num "parafuso" sextavado)
6 - abrir deposito de fluido da manete
7 - abrir o "parafuso" e deixar escorrer o fluido "antigo" para o recipiente
8 - enxer a seringa até cima e bater repetidamente (com o bico para cima) até as bolhas de ar ficarem todas no topo. (utilizar a seringa sempre com o bico para cima ao longo de todo o processo!!)
9 - ligar a seringa ao tubo de silicone transparente e lentamente ir injectando o fluido no circuito hidraulico até chegar ao deposito da manete.
10 - ao chegar ao deposito da manete por o fluido um pouco a cima do nivel desejavel
11 - fechar o "parafuso de purga" (ainda com a seringa e tubo de silicone montados)
12 - apertar a manete de vagar e até ao fundo repetidamente até sairem as eventuais bolhas de ar. (ajuda dar umas sapatadas ao longo do circuito hidraulico sempre numa sequencia ascendente)
13 - abrir novamente o "parafuso" da purga e com ajuda da seringa, puxar o fluido até ficar ao nivel recomendado no deposito da manete e fechar o parafuso de purga.
14 - depois disto, basta fechar a tampa do deposito da manete e ta feito!
quem diz deposito da manete, diz o deposito do travão de tras, o processo é o mesmo!
montar as pastilhas, rodas, dar meia duzia de bombadas para os bombitos se reposicionarem em relação ao disco e ta pronto!
eu costumo fazer assim e fica impecavel. tenho pena de nao ter fotografias a acompanhar a explicação mas prometo que numa proxima vez faço aqui a ilustração!
espero que tenha dado alguma ajuda!
sei que existem outros metodos diferentes. mas tenho me saído bastante bem com este!
cumprimentos, João Bastos
Última edição por JBastos em Sex Jul 06, 2012 1:40 pm, editado 2 vez(es)
JBastos- Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 35
Localização : Porto
Re: Mudar Óleo de travões
Atenção !
Eu nao referi anteriormente, mas ao fazer o sangramento do travao de tras, é preferivel faze-lo com o bombito "ao penduro" visto que o circuito hidraulico do travao de tras, quando está montado faz uma curva ascentente seguida de uma descentente, o que podia facilmente acomular bolhas de ar e posteriormente resultaria num mau sangramento!
cumprimentos
Eu nao referi anteriormente, mas ao fazer o sangramento do travao de tras, é preferivel faze-lo com o bombito "ao penduro" visto que o circuito hidraulico do travao de tras, quando está montado faz uma curva ascentente seguida de uma descentente, o que podia facilmente acomular bolhas de ar e posteriormente resultaria num mau sangramento!
cumprimentos
JBastos- Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 35
Localização : Porto
Re: Mudar Óleo de travões
Boas
JBastos, só tenho uma coisa a dizer EXELENTE EXPLICAÇÃO!!!!!
Este fim de semana sou capaz de seguir este tutorial e depois coloco aqui o resultado.
Obrigado
Abc
JBastos, só tenho uma coisa a dizer EXELENTE EXPLICAÇÃO!!!!!
Este fim de semana sou capaz de seguir este tutorial e depois coloco aqui o resultado.
Obrigado
Abc
Re: Mudar Óleo de travões
bem, entretanto andei a pesquisar na net e encontrei esta outra forma de sangrar os travoes que só por acaso está em brazuca e ilustrado! Que qualidadeee!
aqui fica!
só para reforçar a ideia, esta explicação/ilustração não se aplica à minha primeira forma de sangrar os travoes!!!
cumprimentos, JBastos
aqui fica!
só para reforçar a ideia, esta explicação/ilustração não se aplica à minha primeira forma de sangrar os travoes!!!
cumprimentos, JBastos
JBastos- Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 35
Localização : Porto
Re: Mudar Óleo de travões
Boas
Fiz a mudança do oleo de travões a trás, segui o teu metodo. Mas nao travava ... dei umas bombadas no travao durante algum tempo e nada ...
O que fiz foi, puxar o oleo pelo parafuso de purga, onde veio oleo e ar e fui acrescentando oleo no reservatorio em cima. Voltei a fechar o sistema e ja ficou a travar
Agr parece que esta a travar mais em baixo ...
Obrigado pelas dicas e agradeço também ao meu irmão que me ajudou no processo.
Cumprimentos
Fiz a mudança do oleo de travões a trás, segui o teu metodo. Mas nao travava ... dei umas bombadas no travao durante algum tempo e nada ...
O que fiz foi, puxar o oleo pelo parafuso de purga, onde veio oleo e ar e fui acrescentando oleo no reservatorio em cima. Voltei a fechar o sistema e ja ficou a travar
Agr parece que esta a travar mais em baixo ...
Obrigado pelas dicas e agradeço também ao meu irmão que me ajudou no processo.
Cumprimentos
Re: Mudar Óleo de travões
que estranho ... eu já fiz com este metodo pelo menos 3 vezes atras e 2 a frente e correu tudo direitinho.
mas o que importa é que arranjaste maneira de dar a volta a isso!
vais ver que quando voltares a andar um bom bocado e depois de umas travadelas ele volta a ficar com o toque em cima!
tiraste fotos do processo?
cumprimentos
mas o que importa é que arranjaste maneira de dar a volta a isso!
vais ver que quando voltares a andar um bom bocado e depois de umas travadelas ele volta a ficar com o toque em cima!
tiraste fotos do processo?
cumprimentos
JBastos- Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 35
Localização : Porto
Re: Mudar Óleo de travões
Lembrei-me disso antes de ir mudar o oleo, mas depois com a pressa e o entusiasmo acabei por me esquecer ... quando me lembrei outra vez ja ia a meio e com maos sujas etc ...
Mais tarde vou ter que mudar o da frente aí tenho que tirar umas fotos
Cumprimentos
Mais tarde vou ter que mudar o da frente aí tenho que tirar umas fotos
Cumprimentos
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